terça-feira, 10 de maio de 2011

REGIME TOTALITARIOS ATUAIS

O que é o regime totalitário? É um sistema do governo em que todos os poderes ficam concentrados nas mãos do governante.Desta forma,no regime totalitário não há espaço para a pratica da democracia,nem mesmo a garantia aos direitos individuais.
No regime totalitário,o líder decreta leis e toma decisões políticas e econômicas de acordo com suas vontades.Embora possa haver sistema judiciário e legislativo em paises se sistema totalitário,eles acabam ficam as margens do poder.Esse regime surgiu como poder político “total” através do estado, foi formulada em 1923 por Giovanni Amendola que criticou o fascismo italiano como um sistema fundamentalmente diferente das ditaduras convencionais.

OUTRAS CARACTERISTICAS DOS REGIMES TOTALITARIOS:
-Uso excessivo de força militar como forma de reprimir qualquer tipo de oposição ao governo;
-Falta de eleições ou,quando ocorrem,são manipuladas;
-Censura e controle dos meios de comunicação(revistas,jornais,radio);
-Propaganda governamental  como forma de exaltar a figura do líder.
Como exemplo de regime totalitários, podemos citar os regimes FASCISTAS que vigoraram em alguns paises da Europa(Itália,Alemanha,Espanha e Portugal) durante a década de 1930 a 1940.
Mas entre os exemplos mais significativos de regimes totalitários estão o fascismo na Itália e o nazismo na Alemanha.


Itália: Fascismo de Mussolini
Podemos dividir o governo de Mussolini em duas fases.Na primeira fase Mussolini organizou milícias fascistas que promoveram uma serie de atentados terroristas contra os políticos de oposição.Na segunda fase Mussolini já havia reunido poder suficiente para implantar a ditadura fascista na Itália.Tornou-se então o chefe supremo do estado,sendo conhecido como Duce,que em italiano significa ‘‘aquele que dirige’’.


Alemanha: Nazista de Hitler
Com a morte de Hindenburg,em  agosto de 1934,o então chanceler Hitler assumiu também a presidência do pais,tornando-se,então,o chefe absoluto da Alemanha.Exercendo total controle sobre a sociedade,o governo de Hitler dedicou-se á reabilitação econômica do pais.Estimulou a agricultura e a industrialização,principalmente na área de armamentos.Desrespeitando as proibições do Tratado de Versalhes,a Alemanha hitlerista passou a se militarizar rapidamente.Em 1938,iniciou sua política de expansão pela Europa,sua primeira investida foi contra a Austrália,que conquistou sem disparar um tiro.
Atualmente os paises que adotam o regime totalitário são:China,Cuba,Vietnã,Coréia do norte,Mianmar,Camboja,Sudão,e vários outros paises da África e Oriente Médio.

Um comentário:

  1. Passei para dar uma espiadinha e gostei principalmente pelo número de visitantes.
    Parabéns.

    ResponderExcluir