terça-feira, 26 de abril de 2011

Bullying

Diga não ao Bullying!!!!!

"Ô, cabeção, passa o livro!", "Peraí, espinha". 
“E a classe cai na risada.” 
O ambiente parece normal para você? O nome dado a essas brincadeiras de mau gosto, disfarçadas por um duvidoso senso de humor, é bullying. 
O termo ainda não tem uma denominação em português, mas é usado quando crianças e adolescentes recebem apelidos que os ridicularizam e sofrem humilhações, ameaças, intimidação, roubo e agressão moral e física por parte dos colegas. 
O que diferencia o bullying de brincadeiras inocentes é a repetição da atitude agressiva, sem motivação aparente, causando dor, angústia, vergonha, sensação de impotência e ansiedade em suas vítimas. 
Trata-se de um tema amplamente discutido, atualmente, e, de acordo com especialistas, essas brincadeiras pesadas são mais comuns entre a 5ª e a 9ª séries. 
Alguns sinais são o isolamento e a queda do rendimento escolar. 
Em alguns casos extremos, o bullying pode afetar o estado emocional do jovem de tal maneira que ele opte por soluções trágicas, como o suicídio.

O termo BULLYING compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder. Portanto, os atos repetidos entre iguais (estudantes) e o desequilíbrio de poder são as características essenciais, que tornam possível a intimidação da vítima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário