terça-feira, 27 de setembro de 2011

A Importancia de uma cidade ter coleta seletiva

Qual a importância da coleta seletiva?
Facilita o trabalho das pessoas responsáveis por encaminhar o material para as usinas de reciclagem, evita que tais materiais sejam levados para os aterros sanitários que são vistos como uma agressão ao meio ambiente, também ajuda na conscientização da sociedade, visto que os postos de coleta seletiva estão espalhados em alguns lugares das cidades, de modo que as pessoas podem procurar o mais perto de sua casa e contribuir com esse trabalho importante e eficiente e que emprega muitas pessoas dando assim renda e condições sociais de participar do processo, enfim todos saem ganhando com a reciclagem, espero ter respondido a sua pergunta...
 
O ato de reciclar papéis, papelões, metais, vidros e plásticos significa que esses materiais substituirão, como matérias-primas, materiais classificados como recursos naturais. Dessa forma, quanto mais se recicla, menos se toma da natureza; isso quer dizer, poupança para o futuro. Além de tudo isso, fica aliviado o volume de descartes em aterros que prejudica a qualidade do solo e das águas subterrâneas.

Naquele que reputamos como um dos trabalhos mais significativo que a Coordenadoria do Meio Ambiente de Volta Redonda (Coordema) vem realizando, é justamente o da implantação da coleta seletiva de materiais recicláveis por bairros.

Em ações muito bem organizadas e tendo à frente dois guerreiros, o Gilbero Chiarelli e o Sérgio Alves, mesmo em horas fora do expediente, a Coordema está conseguindo sensibilizar, com palestras e reuniões, as comunidades para a importância da seleção de lixos na origem.

Trata-se de uma frente de educação ambiental que, aos poucos, vai dando conhecimento ao público de que classe social for, de que grau de instrução tiver, das diversas formas em que se apresentam os recicláveis; quais aqueles que aparecem, mas não são recicláveis, ou mesmo, quais aqueles para que, hoje, não há estrutura ou tecnologia para reaproveitamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário