domingo, 22 de maio de 2011

A importancia dos valores na formação moral dos jovens.

Cada família educa seus filhos de acordo com os valores que recebe e aperfeiçoa ao longo dos anos. Pois como já sabemos a sociedade e/ou grupos sociais educam seus filhos, sejam eles crianças, jovens ou adolescentes, para que seus costumes e sua cultura sejam eternizados e passados para as futuras gerações.
Os valores estão na base de todas as nossas ações isso já é um fato mais do que comprovado e afirmado pelos pesquisadores e pensadores do assunto.
Nos jovens, por exemplo, a expressão de valores filosóficos na base familiar é extremamente importante para a formação de suas características como seres humanos, ou seja, como serão na faze adulta.
Seguem-se abaixo alguns conceitos de valores, ética e moral.
 a) os valores representam nossas manifestações objetivas e subjetivas. Correspondem aos nossos sonhos e a nossa realidade.
b) valor: valentia; qualidade que faz estimável alguém ou algo; valia;. importância de determinada coisa; preço valia;. legitimidade, validade;. significado rigoroso de um termo.
c) valor:. qualidade;. força, vigor;. valentia;. esforço;. papel representativo de dinheiro. estimação validade importância; significação;. significado rigoroso de um termo.
d) valor: Designa em sentido muito amplo tudo aquilo que é bom, útil, positivo, ou algo que se deve realizar. Valores são também coisas como a Justiça, o Amor, o Prazer, a Solidariedade.

sábado, 21 de maio de 2011

Lar São Vicente de Paulo - Cataguases



QUEM SÃO: O envelhecimento é um fenômeno biológico, psicológico e social que atinge o ser humano na plenitude de sua existência, modificando sua relação com o tempo, com o mundo e com sua própria história.
O relacionamento do idoso com o mundo se caracteriza pelas dificuldades adaptativas, tanto emocionais quanto fisiológicas. Nesse processo, nosso grande objetivo é oferecer qualidade de vida com muita segurança e carinho.


OBJETIVOS: O lar São Vicente de Paulo tem como objetivo amparar e acolher as pessoas idosas, dando lhes uma garantia de saúde, e bem estar social.


REFLEXÃO:

"O jovem de hoje será o obsoleto de amanhã. Valorizemos nossos idosos, pois estes possuem conhecimento suficiente para suprir dúvidas sobre o passado pouco conhecido por nós."
Denis Santarém


HISTORIA: O Lar São Vicente foi realizado por vicentinos e idealizado com a colaboração da comunidade de Cataguases. A obra foi iniciada em 10/10/1981 e foi inaugurada em 27/12/1992.
Seus fundadores são:
Juvercino Pinheiro De Faria ( IN MEMORIAN)
Jose Dalforne
Fernando Luis Varverde
Jose Gomes Pereira.

Depoimentos:

“Eu me sinto muito bem aqui, mas fico nervosa à vezes, pois a família custa a aparecer. A limpeza é ótima. Comida tem a toda hora. Estou feliz, até engordei.’’
“O ambiente é especial. O atendimento é especial. É um mundo humano e la fora não, á vezes é desumano. Mas sinto falta de trabalhar, ainda tenho muita vida e muita capacidade.’’
“Aqui eu gosto de tudo. Tem comida na hora, café na hora, remédio na hora. Sinto-me bem, me tratam muito bem. Eu respeito para ser respeitado.’’
                                                                           





Influencias norte-americanas invandem o Brasil

A cultura norte americana sempre teve grande influencia em países do mundo todo e aqui no Brasil é claro q não seria diferente. Os norte americanos criam as tendências e os outros países rapidamente tentam copiar ou simplesmente introduzem essas tendências na cultura de seu pais, um ótimo exemplo disso é a musica, os norte americanos criaram o estilo musical conhecido como RAP, e isso influenciou os brasileiros a criar o FUNK, que são dois estilos musicais diferentes e ao mesmo tempo bem parecidos pelo ritmo e frases faladas rapidamente.
   Outra coisa que nós ,brasileiros, nos inspiramos muito são nos filmes. Os filmes norte-americanos são conhecidos pelas enormes quantias de dinheiro investidas em cenários, elenco, equipes de filmagem, roteiristas famosos mundialmente, entre outras coisas. Aqui no Brasil vários roteiristas, atores e Studios de gravação são influenciados pelas grandezas hollywoodianas, pelos imensos espetáculos da Broadway e principalmente pelos atores milionários que atuam em filmes que quase sempre são considerados sucesso de bilheteria.
    Na economia a influencia é mais explicita ainda, o dólar é considerado a moeda mundial , isso quer dizer que em quase todos os países o dólar é aceito como forma de pagamento sem a necessidade de ser trocado em algum banco pela moeda local.A economia americana é a base da balança econômica mundial,por ter sua moeda empregada em vários países,por isso quando acontece uma queda no valor do dólar toda a economia mundial sofre junto, seja no aumento dos produtos,impostos, entre outras coisas.

Aumento na conta de água gera polêmica em Cataguases

As ruas da cidade de Cataguases estão constantemente com obstrução de esgoto, atrapalhando o transito, causando congestionamento e transtorno na vida dos moradores da cidade, isto é uma amostra do grave problema que a cidade enfrenta no que se refere ao saneamento básico.

No centro da cidade a Copasa faz o serviço e a prefeitura vem e termina o trabalho fechando os buracos. Mas na maioria dos bairros é bem diferente a prefeitura não termina o serviço.

Ainda mais agora que está havendo uma especulação do aumento de preços na tarifa de conta de água, um bom número de moradores estão inconformados, com esta cobrança indevida por um projeto que só se encontra no papel.

O município tem mesmo necessidade que a Copasa realize esse serviço, cobrando mais por isso? E vai haver melhorias? Mais o que nos resta é esperar. E o Tratamento de esgoto é uma questão que deve ser resolvida.


sexta-feira, 20 de maio de 2011

Problemas...

Já parou pra pensar o quanto é bom ter saúde e força pra levantar todos os dias? ter uma casa legal com uma cama quentinha toda noite, comida, internet, pais que se preocupam, 
amigos que te ligam, enfim. Uma vida que não pode ter todos os requisitos que estão aí guardados em seu pensamento, que surgem em seus sonhos, mas uma vida confortável.
Já parou pra pensar quanta gente morre todos os dias por não ter um agasalho, um copo com água, aquele Nescauzinho, inúmeros garotos que anseiam por um vídeo game e meninas que sonham com um conjunto de maquiagem. Você pode até dizer: "Mas isso é
problema deles, não tenho culpa", realmente a culpa não é minha e muito menos sua (não somos responsáveis pela precária situação do país), mas não custa nada ajudar quem precisa, seja com doações mínimas ou palavras de conforto e incentivo, existem pessoas que não são pobres materialmente são pobres espiritualmente, se você percebeu que aquele 
colega ou amigo está triste diga coisas que lhe proporcionará alegria, 
pode até não significar muita coisa pra ti, mas mudará muita coisa pra 
ele. Caramba! Você não se cansa de reclamar de tudo? De questionar por que a sua bunda não é grande e você não emagrece? Por que o seu braço é tão fino e sua barriga não é tão definida, Pare hoje, agradeça a Deus por tudo, tente melhorar sempre, TOME ATITUDES
então, comece a caminhar, faça exercícios até mesmo caseiros, leia
livros, não fique nessa mesmice aê, é isso que você vai contar para a geração futura?
Dê valor a quem te ama de verdade, PRESTE BEM ATENÇÃO em quem está contigo nos bons e maus momentos. REFLITA!

J

Política de boa vizinhança 1930 e 1940



Implementada durante o governo de Franklin Delano Roosevelt nos Estados Unidos (1933 a 1945), a chamada política de boa vizinhança tornou-se a estratégia de relacionamento com a América Latina no período. Sua principal característica foi o abandono da prática intervencionista que prevalecera nas relações dos Estados Unidos com a América Latina desde o final do século XIX. A partir de então, adotou-se a negociação diplomática e a colaboração econômica e militar com o objetivo de impedir a influência européia na região, manter a estabilidade política no continente e assegurar a liderança norte-americana no hemisfério ocidental.
Essa alteração respondia a interesses tanto político-estratégicos quanto econômicos de Washington.
No terreno político-estratégico, permitia aos Estados Unidos fazerem frente à competição internacional do nascente sistema de poder alemão, assegurando um relacionamento cooperativo com as nações latino-americanas com vistas à formulação de planos globais de defesa hemisférica.
Já no plano econômico, a política de boa vizinhança convinha aos esforços dos Estados Unidos para se recuperar dos efeitos da crise de 1929 sobre sua economia. A retórica da solidariedade e os métodos cooperativos no relacionamento com os países latino-americanos facilitavam a formação de mercados externos para os produtos e investimentos norte-americanos, além de garantir o suprimento de matérias-primas para suas indústrias. A implantação dessa nova estratégia de relacionamento com a América Latina representou a vitória da corrente política do governo norte-americano que advogava o livre-cambismo como solução para a recuperação econômica dos Estados Unidos no plano internacional.O desaparecimento das condições que geraram a política de boa vizinhança nos anos 30 - depressão econômica, liderança pessoal de Roosevelt, competição latente entre Estados Unidos e Alemanha etc. - e o surgimento de um nova ordem internacional, com os Estados Unidos na posição de líder absoluto do hemisfério ocidental, levaram o governo norte-americano a adotar uma política que priorizava a reconstrução econômica européia e a contenção da União Soviética.
Após o crash da bolsa de Nova York em 1929 e o início da Grande Depressão, os Estados Unidos, passando por vários problemas internos, precisavam mudar suas táticas de domínio na América Latina. A Doutrina Monroe e o seu corolário (AYERBE, 2004) foram repudiados no início da década de 1930, por serem considerados agressivos e prejudiciais para a imagem do país na comunidade internacional. Ao ser eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, Franklin D. Roosevelt cria a política de Boa Vizinhança, que tem por preceito, a não intervenção militar como modo de impor o domínio sobre o continente, mas sim criar formas mais sutis e eficazes de atingir seus objetivos nos países latino-americanos, melhorando as relações diplomáticas com os mesmos.
Os brasileiros aprenderam a substituir os sucos de frutas tropicais onipresentes à mesa por uma bebida de gosto estranho e artificial chamada Coca-Cola. Começaram também a trocar sorvetes feitos em pequenas sorveterias por um sucedâneo industrial chamado Kibon, produzido por uma companhia que se deslocara às pressas da Ásia, por efeito da guerra. Aprenderam a mascar uma goma elástica chamada chicletes e incorporaram novas palavras que foram integradas à sua língua escrita. Passaram a ouvir o fox-trot,o jazz, e o boogie-woogie, entre outros ritmos, e assistiam agora a muito mais filmes produzidos em Hollywood. Passaram a voar nas asas da PanAmerican, deixando para traz os “aeroplanos” da Lati e da Condor.
Os EUA utilizariam este novo modo de vida para obter maiores benefícios econômicos e aumentar sua influência política.

terça-feira, 10 de maio de 2011

REGIME TOTALITARIOS ATUAIS

O que é o regime totalitário? É um sistema do governo em que todos os poderes ficam concentrados nas mãos do governante.Desta forma,no regime totalitário não há espaço para a pratica da democracia,nem mesmo a garantia aos direitos individuais.
No regime totalitário,o líder decreta leis e toma decisões políticas e econômicas de acordo com suas vontades.Embora possa haver sistema judiciário e legislativo em paises se sistema totalitário,eles acabam ficam as margens do poder.Esse regime surgiu como poder político “total” através do estado, foi formulada em 1923 por Giovanni Amendola que criticou o fascismo italiano como um sistema fundamentalmente diferente das ditaduras convencionais.

OUTRAS CARACTERISTICAS DOS REGIMES TOTALITARIOS:
-Uso excessivo de força militar como forma de reprimir qualquer tipo de oposição ao governo;
-Falta de eleições ou,quando ocorrem,são manipuladas;
-Censura e controle dos meios de comunicação(revistas,jornais,radio);
-Propaganda governamental  como forma de exaltar a figura do líder.
Como exemplo de regime totalitários, podemos citar os regimes FASCISTAS que vigoraram em alguns paises da Europa(Itália,Alemanha,Espanha e Portugal) durante a década de 1930 a 1940.
Mas entre os exemplos mais significativos de regimes totalitários estão o fascismo na Itália e o nazismo na Alemanha.


Itália: Fascismo de Mussolini
Podemos dividir o governo de Mussolini em duas fases.Na primeira fase Mussolini organizou milícias fascistas que promoveram uma serie de atentados terroristas contra os políticos de oposição.Na segunda fase Mussolini já havia reunido poder suficiente para implantar a ditadura fascista na Itália.Tornou-se então o chefe supremo do estado,sendo conhecido como Duce,que em italiano significa ‘‘aquele que dirige’’.


Alemanha: Nazista de Hitler
Com a morte de Hindenburg,em  agosto de 1934,o então chanceler Hitler assumiu também a presidência do pais,tornando-se,então,o chefe absoluto da Alemanha.Exercendo total controle sobre a sociedade,o governo de Hitler dedicou-se á reabilitação econômica do pais.Estimulou a agricultura e a industrialização,principalmente na área de armamentos.Desrespeitando as proibições do Tratado de Versalhes,a Alemanha hitlerista passou a se militarizar rapidamente.Em 1938,iniciou sua política de expansão pela Europa,sua primeira investida foi contra a Austrália,que conquistou sem disparar um tiro.
Atualmente os paises que adotam o regime totalitário são:China,Cuba,Vietnã,Coréia do norte,Mianmar,Camboja,Sudão,e vários outros paises da África e Oriente Médio.