terça-feira, 26 de abril de 2011

Bullying

Diga não ao Bullying!!!!!

"Ô, cabeção, passa o livro!", "Peraí, espinha". 
“E a classe cai na risada.” 
O ambiente parece normal para você? O nome dado a essas brincadeiras de mau gosto, disfarçadas por um duvidoso senso de humor, é bullying. 
O termo ainda não tem uma denominação em português, mas é usado quando crianças e adolescentes recebem apelidos que os ridicularizam e sofrem humilhações, ameaças, intimidação, roubo e agressão moral e física por parte dos colegas. 
O que diferencia o bullying de brincadeiras inocentes é a repetição da atitude agressiva, sem motivação aparente, causando dor, angústia, vergonha, sensação de impotência e ansiedade em suas vítimas. 
Trata-se de um tema amplamente discutido, atualmente, e, de acordo com especialistas, essas brincadeiras pesadas são mais comuns entre a 5ª e a 9ª séries. 
Alguns sinais são o isolamento e a queda do rendimento escolar. 
Em alguns casos extremos, o bullying pode afetar o estado emocional do jovem de tal maneira que ele opte por soluções trágicas, como o suicídio.

O termo BULLYING compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder. Portanto, os atos repetidos entre iguais (estudantes) e o desequilíbrio de poder são as características essenciais, que tornam possível a intimidação da vítima.

Praça José Inácio Peixoto

Construida em 1950 pelo arquiteto Fernando Bolonha. Possui um modelo modernista, por suas formas diferentes do estilo da época. Possui o painel "As fiandeiras" de Portinari e a escultura “A Família”, de Giorgio. Localiza-se na Vila Tereza,  próximo ao centro de Cataguases. Atrai muitos trabalhadores da Cia Industrial Cataguases, que aproveitam uma folguinha para deitar debaixo das árvores. Atualmente a Praça José Inácio peixoto está passando por uma reforma merecida, afinal, a praça está em péssimo estado de conservação. Agora é esperar para ver o resultado.

sábado, 23 de abril de 2011

Praça D.Catarina

A praça D.Catarina é uma praça de encontros e de lazer.
É a antiga sede da então chácara D.Catarina que hoje é um ponto de exposições de arte.
No interior da praça tem um chafariz muito bonito mais só que ele esta muito abandonado. O lago está sujo de papel, de folhas, de cigarro etc, e muitos bancos quebrados.
A chácara possui um parquinho para as crianças brincarem. Ela é bem arborizada.
E a praça ganhou uma estatua, mas as crianças ficam subindo nela, fazendo dela um lugar de brincadeira.
Ao invés de preservar a estátua e a praça, aos poucos as pessoas estão destruindo-a.




segunda-feira, 18 de abril de 2011

Praças



Praça Antonio Carlos
A Praça Antonio Carlos, mais conhecida como Pracinha da Granjaria ou Pracinha do Dr. Norberto, sempre foi para os moradores do bairro um lugar tranquilo para se descansar e para passear com as crianças, mas ultimamente, não é mais assim que os moradores vêem a Pracinha. Com total abandono e descaso, a pracinha agora é um lugar que chega a ser ate feio, com o jardim descuidado, o mato tomou conta de quase tudo, as pedras colocadas no chão da pracinha, que antes formavam um tipo de mosaico, estão soltas e deixando buracos  por toda a parte,os bancos de concreto estão pichados  e faltando pedaços e não preciso nem falar de um pequeno monumento de concreto com uma placa de bronze que tinha na praça,hoje não tem nem mais o concreto,quebraram tudo.Com isso os moradores deixaram de ir a pracinha,e as pessoas que a freqüentam durante o dia são bêbados,idosos que jogam baralho no que sobrou doa banquinhos e a noite pessoas que vendem e usam drogas.É realmente uma lastima que isso tenha acontecido,por que a população é quem perde na verdade,tendo cada vez mais menos locais de lazer.

domingo, 17 de abril de 2011

CRIANÇAS DE REALENGO.

É com grande tristeza que escrevo essa mensagem. Não sou a única triste nesse país, somos milhões de brasileiros com um grande nó na garganta. A tragédia de Realengo deixou o país de luto e não é para menos. As cenas que passaram milhões de vezes na tv, nunca mais sairão de nossas mentes. Todo o horror, dor, desespero, aflição, marcou de maneira amarga nosso país, já tão marcado por todos os tipos de violência.  Eu senti uma vontade enorme de proteger todas as nossas crianças, são tão vulneráveis, tão inocentes, mas ao mesmo tempo tão fortes. Carregam dentro de si o futuro desse planeta, darão continuidade aos nossos acertos e desacertos. Esse fato horroroso, me fez olhar para nossas crianças, de maneira diferente. Olhar com atenção, respeito, ternura, mesmo para as crianças desconhecidas. Penso que isso deve estar acontecendo com outros brasileiros, não sou a única. Mas peço a Deus que esse sentimento não passe, que continue mesmo depois que os noticiários pararem de explorar ' a tragédia de Realengo'. E peço também que, se transforme em ação. Que cada lágrima derramada se torne em planejamentos voltados a proteger, amparar e cuidar, de maneira séria, de nossas crianças. Não vamos perder as esperanças. Nesse momento precisamos acreditar 'que o sol vai voltar a brilhar', que ainda vale a pena viver e que o mundo tem muitas pessoas boas. Que Deus proteja nossas crianças e a todos nós.Amém.

Praças

Praça Dr. Lidio

A pracinha Dr.Lidio é considerada um local familiar, as crianças que ali se encontram brincam de futebol, de pique, etc. A praça é um local sossegado, onde as mães confiam em deixar seus filhos .Mas como observamos,ela está muito mal cuidada,o mato está começando a crescer no meio das pedras, que estão arrancando, ela vive suja,seus bancos estão todos pichados por estudantes,os orelhões dali nem funcionam mais desde a ultima  enchente. E essa não é a única praça de Cataguases que se encontra assim, temos a Santa Rita,a Dona Catarina,a Rui Barbosa,entre outras.

Praças

Praça Santa Rita de Cássia
Como todos nós sabemos, a maioria das praças de nossa cidade é abandonada e entregues “ao Deus dará”. E com a Praça Santa Rita de Cássia não poderia ser diferente, o descaso é surpreendente. Havia no lago da praça chafarizes com águas coloridas, que embelezavam as noites nos finais de semana, com o desligamento do mesmo, a praça perdeu seu brilho. É lamentável ver o nosso cartão do jeito que está, precisamos mudar isso!

Chafaríz da Praça Santa Rita e ao fundo à Igreja de Santa Rita de Cássia 

 



A CRISE DE 1929

Essa crise foi a quebra da bolsa de valores que ocorreu em outubro de 1929,ela foi diferente de todas as outras crises,anteriores e posteriores a ela,devido a dois fatores fundamentais:Em primeiro, teve caráter global;em segundo, afetou toda a economia,todo o conjunto e não apenas um setor.Com essa crise,cerca de10 milhões de pessoas ficaram desempregadas em todo o mundo.Essa crise atingiu a economia norte-americana e o capitalismo em escala global,ela ocorreu durante a presidência de Herbert Hoover(1928-1932).Entre 1929 e 1932 ficou conhecido como o período ''ciclo infernal" da crise,pois afeto os Estados Unidos,que teve aproximadamente 100 mil industriais que paralisaram  suas atividades e cerca de 5 mil bancos quebraram no inicio da crise ouve uma quinta feira negra,pois as cotações das ações caíram,ai corretores,homens de negócios,entre outros,começaram a se suicida.Essa foi a maior na economia do mundo capitalista  com a famosa quinta feira negra as ações da bolsa de valores de Nova Iorque despencaram,o estrago foi catastrófico,com tudo isso a solução era fazer economias.Muitos perderam seus empregos,com isso a produção reduzia. 
Dai foram criadas algumas medidas,veja algumas delas:
-incentivo a construção de obras publicas abrindo novas oportunidades de emprego;
-aumento  dos salários dos operários;
-criação de um seguro-desemprego;entre outros. Com isso concluímos que a crise de 1929 ocorreu devido a grande produção excessiva de armas no período final da guerra onde a Europa parou de importar e como os Estados Unidos também exportavam alimentos e outras coisas, eles começaram a perder a procura mas a produçao era tão grande que fez com que a bolsa de valores de Nova Iorque quebrasse.

Enchente em Cataguases








Essa fúria me faz lembrar uma frase : " A natureza não manda recardo, ela se vinga".
E para que não sejamos mais vingados pela fúria da natureza, devemos desde já aprender a cuidar dela, reciclando lixo, não jogando papel nas ruas, não jogando nada nos rios, e outras abusos contra a natureza. Para que isso nunca mais ocorra seja em Cataguases, ou em qualquer lugar do Brasil ou do mundo

.

Reflexão

E UM DIA VOCÊ APRENDE QUE...
Veronica A. Shoffstall
Depois de algum tempo você aprende a sutil diferença
entre segurar uma mão e acorrentar uma alma,

E você aprende que amar não significa apoiar-se
e companhia não quer sempre dizer segurança,

E você começa a aprender que beijos não são contratos
e presentes não são promessas.

E você começa a aceitar suas derrotas
com sua cabeça erguida e seus olhos adiante,
com a graça de adulto,  não a tristeza de uma criança,

E você aprende a construir todas as estradas hoje
porque o terreno de amanhã é demasiado incerto para planos,
e  futuro tem costume de cair em meio do vôo.
E depois de um tempo você aprende
que até mesmo a luz do sol queima se você ficar exposto por muito tempo.
Então você planta seu próprio jardim e enfeita sua própria alma,
ao invés de esperar que alguém lhe traga flores.
E você aprende que você realmente pode resistir...
que você realmente é forte e que você realmente tem valor
E você aprende e aprende...
com cada adeus, você aprende.
 

Comunidade -

A vergonha do Bairro Beira Rio

Todos os moradores do bairro Beira Rio (Cataguases- MG) estão indignados com a falta de cuidado com o nosso bairro. Desde a ultima enchente, há um buraco enorme que ocupa boa parte de uma das ruas, impedindo o transito e até mesmo o acesso.
 Não seria muito dificil solucionar esse problema se houvesse um pingo de respeito pelos moradores, que já perderam as esperanças de ver esse problema resolvido. A unica coisa que foi feita até hoje foi um "aterro"
que não dá nenhuma segurança para qualquer pessoa, principalmente as crianças que brincam pelas ruas.
A foto abaixo mostra exatamente o trecho mais afetado da rua, que é no meio. Ali há algumas pedrinhas e muita terra solta, que facilmente desaparecerá na proxima cheia do rio.


                                                            

História

O papel da radio na divulgação e na consolidação do governo de Getúlio Vargas em 1930 a 1940.



Com esse meio de comunicação Getúlio Vargas pode divulga o seu regime.
Desde a consolidação do radio no ano de 1930 e 1940,ele vem sendo usado para o divertimento da população,para a divulgação da musica popular e de seus interpretes, entre outros.Mais a principal foi para a política,ele foi usado por partidos políticos e sindicatos,por movimentos sociais,religiosos e ecológicos e ate para as guerras.    Nessa época eram 65 emissoras em todo o pais,as maiores e poderosas ficavam no Rio de Janeiro.O radio foi muito importante para o regime de Getúlio,mais também para outros regimes autoritários do séc. XX,que também utilizaram  como estratégia política.O radio era considerada como um mecanismo autoritário.Era usada pelos regimes políticos como meio de comunicação para ajudar nas candidaturas,o conceito das ciências políticas era o poder,a dominação e autoritarismo.O radio passou a ser um meio de manipulação,de condução do povo e como um instrumento de dominação.Com a utilização do radio voltada para a política,a idéia se expandiu para a América latina.O radio serviu para interesses politicos com “maquiavélica” eficiência.Foi através do radio que Getúlio Vargas comunicou a nação a instalação do Estado Novo e a nova constituição.Com o Golpe de 10 de novembro de 1937 o radio passou a ser usada(explorada)através de princípios nazistas.Vargas criou um departamento de propaganda e difusão cultural ligado ao ministério da justiça tirando a influencia do ministério da educação sobre a propaganda e o radio.Os discursos de Vargas era trasmitidos pelo radio para toda a população.O radio era uma manipulação de massas.Ele não só serviu para questões políticas como também para questões culturais da época.E dessa forma Getúlio Vargas usou o radio a seu favor divulgando e consolidando o seu governo.

Para mais informações, visitem o site:http://convergência.jor.br/bancomonos/2008/higo_amaral.pdf